close
dramistas_beberibe_morro_branco

Começamos o ano na companhia das Irmãs Cartaxo. Berenice Cartaxo de Lima, Maria Ionice Cartaxo de Carvalho, Ivani Cartaxo de Souza, Eliete Cartaxo de Carvalho e Consuela Carvalho Cartaxo são de uma família cultural que têm mantido, entre outras tradições locais, os dramas em Beberibe. Os dramas são encenações embaladas por cantos e cantigas autorais de beberibenses, expressões culturais genuínas da cidade. Um musical do interior cearense que traz nos versos, nos figurinos e na atuação das participantes as histórias que passam gerações. Nos dramas apenas as mulheres desempenham os papéis principais, os homens apenas acompanham tocando os instrumentos. Índios, bichos, cigana, baiana, e inúmeros outros personagens compõem um cenário lúdico que encanta, diverte e apresenta as experiências vivenciadas. São manifestações culturais que agem como veículos de comunicação, resistência, representação, ocupação, diversão e brincadeira.

Os dramas são repassados oralmente, não há registros escritos das letras e músicas que embalam as apresentações. A transmissão de saberes pela oralidade sempre foi uma vertente das comunidades rurais. No interior do Ceará, grupos de mulheres criam canções que retratam a vida no campo, a lida doméstica, as alegrias, os sonhos, as festas populares, e a luta pela afirmação da identidade. Os grupos apresentam suas cenas para a comunidade, acompanhadas de zabumba, pandeiro e sanfona.

Uma tarde deliciosa de bate-papo com as Irmãs Cartaxo, é claro, precisava ser compartilhada aqui. Inicia hoje uma série com vários vídeos curtinhos contando histórias e pílulas dos dramas beberibenses.  Agradecemos o convite e a recepção carinhosa que tivemos. É sempre um grande prazer descobrir as riquezas de Beberibe. Esperamos que você se divirta, nós nos divertimos.  #descubrabeberibe #amobeberibe #beberibe

Tags : beberibeculturadramistasfiguras da terragrupo de dramas do litoral lestehistóriahistórias do povoirmãs cartaxo

Deixe seu comentário