close
BeberibeHistória

O Mercado Público, as feirinhas e a simplicidade de uma vida feliz

DescubraBeberibe_Beberibe-9

Ok, as praias de Beberibe são deslumbrantes e pode parecer perda de tempo não gastar todos os minutos no Ceará curtindo uma praia. Mas a gente traz aqui uma dica pra um passeio matinal que faz um recorte bastante interessante desta cidadezinha incrível que é Beberibe.  Pelas manhãs, bem cedinho, no centro, o Mercado Público abre com peças fresquinhas de espécies como guarajuba, cavala, serra, cioba, gaiuba, ariacó, beijupirá, arraia e tudo mais que os pescadores angariam em suas viagens pro mar. É lá também que você vai encontrar  camarão e caranguejo, estes últimos comercializados do lado de fora do mercado.  Ao contrário do sul do país, aqui é bem cedo que a vida acontece. Pelas manhãs a cidade enche de gente de todas as localidades, paus de arara vem para reabastecer as comunidades do sertão, e a simplicidade da vida fica transparente nas interações entre todas as gentes.

O Mercado Público fica um pouco escondido, num bequinho bem central, ao lado da Farmácia Jesus. No entorno há também dois centros de abastecimento e ao lado do mercado do Peixe mais duas feirinhas, uma na quadra interna do mercado com itens de vestuário e às vezes decoração, e na pracinha ao lado, uma feira de alimentos e de secos e molhados.

O passeio vale demais pelas histórias que se ouve em um dedo de prosa, e pela observação que proporciona de uma dinâmica muito própria de Beberibe e dos beberibenses. E se você quiser levar pra casa peças curiosas como um autêntico ralador de coco cearense, é lá que você vai encontrar.

Aproveite para tomar um sorvete, visitar o Memorial que conta parte da história da cidade,  e andar tranquilo pelas ruas. Você é bem-vindo aqui. Explore, divirta-se, descubra Beberibe.

Tags : Ação Descubra Beberibebeberibecentrocotidianoculturahistórias do povotradição

Deixe seu comentário