close

A cidade

BEBERIBE - O PARAÍSO

Imagine um lugar com uma brisa constante, 365 dias de sol, beijado por um mar de águas verdes e quentes, areias de 12 diferentes cores, formações arenosas únicas, rodeado por lagoas, falésias e dunas. Junte a isso um povo caloroso e acolhedor que traduz na simplicidade o gosto pelo que vale realmente a pena. Coloque uma pitada de desenvolvimento e assim pode completar o cenário sobre Beberibe. Uma cidade que preserva ainda muito das tradições dos antepassados através dos jangadeiros, rendeiras e artesãos, que oferece a mesma calma e a paz de antigamente, mas que fornece o conforto do presente com comércios, serviços e hospedagens com serviços ímpares.

Beberibe te proporciona um cartão postal em cada click, um atrativo natural em cada curva e uma experiência prazerosa em cada vivência nos 54km de litoral, 11 praias e 1600 km² de território. Praia, mar, lagoas, dunas, sertão, esportes aquáticos, cultura, comida regional, e muita arte local. Prepare a sua câmera, abra espaço na memória e no seu coração, você vai se apaixonar.

ATRAÇÕES

Beberibe é conhecida mundialmente por suas lindas praias, falésias e pelo vento propício para a prática de kitesurf. O clima, com sol e aquela brisinha deliciosa, é um espetáculo a parte, formando verdadeiras telas aos finais de tarde, com um céu multicolorido. As noites de lua cheia fazem da visita uma experiência ainda mais inesquecível, pois a luz da lua ilumina a praia, fazendo com que seja possível caminhar na areia e enxergar tudo a meia luz, perfeito para os namorados. Um lugar que oferece a tranquilidade de uma vila praiana, e preserva suas matrizes culturais indígena, africana e europeia através da dança do coco, do samba de roda, dos festejos religiosos, da quadrilha junina, da resistência da pesca artesanal, da capoeira, do artesanato e da gastronomia. Beberibe também é sinônimo de diversão em contato com a natureza: kitesurf, stand up paddle, jangada, buggy, windsurfe,  quadriciclo nas dunas, mergulho, trilhas, passeios de barco pelos rios que desaguam no mar, eskibunda, e muito canto intocado ainda para ser descoberto.  Se o dia será de agito ou de descanso, é você quem decide.

HISTÓRIA DA CIDADE

descubrabeberibe_engenho

A primeira aquisição de terras em Beberibe data de 1783, quando Baltazar Ferreira do Vale compra o Sítio Lucas e Pedro de Queiroz Lima o Sítio Bom Jardim. Os filhos e filhas destas duas famílias, se relacionaram entre si e construíram um verdadeiro patriarcado familiar. A herança genética e cultural da cidade é rica e complexa, uma vez que este povoado também era composto por índios, descendentes de negros e portugueses. Como o Sítio Lucas dispunha melhores condições, foi em torno dele que se iniciou o povoamento, sendo o núcleo que deu origem à cidade de Beberibe.

Aqui eram fabricados especialmente a rapadura e o açúcar que posteriormente era vendido em Fortaleza. O crescimento econômico foi intenso naquele período, aproximadamente 100 engenhos se encontravam na região, o que levou as vizinhas Cascavel e Sucatinga a apelidarem a localidade de Vila Rica. Mas, com a decadência da indústria da rapadura e a falência de vários engenhos, a denominação Vila Rica deixou de existir.

Ainda assim a localidade era beneficiada pela sua localização geográfica. Posicionada em um ponto vital da rota comercial entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati, e em meio ao fluxo do litoral para o sertão. A barra do Rio Choró, vivo até hoje nestas terras, era ancoradouro de barcos e escoadouro da produção.

Em 5 de julho de 1892 foi criado o município de Beberibe, que até então era pertencente à Cascavel. Por longos anos a cidade oscilou da autonomia à independência, uma vez que diversos governos a reduziram à condição de distrito de Cascavel, forçando a organização das famílias locais pela luta e conquista da emancipação.

Beberibe foi pela última e definitiva vez consagrada município em 25 de março de 1954. Uma cidade ainda jovem nos registros, mas repleta de histórias há muitas gerações.

A etimologia de Beberibe

Os primeiros habitantes destas terras onde agora se encontra Beberibe foram os potiguaras. Até hoje são encontrados objetos comprovando a sua presença. Pedaços de prato, cachimbo, alguidares, cerâmicas, resquícios da primeira história vivida aqui. Beberibe também traz na sua etimologia esta marca.

Segundo Silveira Bueno a expressão de origem indígena significa Bibi = que vai e vem + r de rio se referindo à perenidade do curso do rio de acordo com a maré.

Para Montoya, voar em bando (bebe=voar, pairar e ribe= companhia) define o seu significado. Martins relaciona com a agricultura desenvolvida nas terras locais  (viba=cana + pybe= lugar onde cresce a cana).

Bibiry-pe é um composto de bibi + r + y +pe simbolizando o rio vaivém, ou ainda, piripiri + y + pe, rio dos juncos para Sampaio.

O que sabemos, é que qualquer uma das interpretações diz um pouco desta cidade. O curso do rio realmente muda de acordo com a maré, o solo é fértil para a cana, e costumamos estar sempre em boas companhias. Descubra você mesmo qual destas interpretações mais nos define. Esperamos por você. Descubra Beberibe.

CLIMA

Tropical atlântico e Tropical subúmido. Beberibe tem sol o ano inteiro, inclusive no período de chuvas que vai de janeiro a abril. As chuvas ocorrem de maneira rápida, como pequenas pancadas durante o dia, e se estendem no período de 00h até às 5h da manhã. O dia de praia está garantido. A média da temperatura é de 30 graus, raramente ultrapassando os 33 graus. O frescor, que torna o clima tão agradável, é proporcionado pela brisa dos ventos constantes no litoral.

GEOGRAFIA

Um território onde caberia 5 cidades do tamanho de Fortaleza, e ainda assim, a 20ª em extensão no estado do Ceará. Nos 1600km² de Beberibe vivem menos de 50 mil habitantes.

O município de Beberibe tem como limitantes:

Norte: Oceano Atlântico e Cascavel;

Sul: Morada Nova, Russas e Palhano;

Leste: Fortim e Aracati;

Oeste: Cascavel e Ocara.

ECONOMIA

A atividade primária da economia do município de Beberibe encontra-se fundamentada, principalmente, nas áreas pesqueira e agropecuária como a cultura do coco-da-baía, sendo seguida pela mandioca, castanha de caju, manga, melão, cana-de-açúcar, milho, feijão de corda, sorgo granífero, uva, algodão herbáceo sequeiro e banana. Também merece destaque o turismo, como importante atividade econômica do município de Beberibe, com grande potencialidade de desenvolvimento e geração de emprego e renda.