close

Praia do Canto Verde

Prainha do Canto Verde

A Prainha do Canto Verde é uma reserva extrativista que trabalha com o turismo comunitário. É de uma paz tamanha que você se sente pertencente àquele lugar há muito tempo. Uma vila pequena, charmosa, bucólica, que proporciona uma reconexão com a natureza que, por ser preservada, é extremamente energizante. A maioria dos moradores que habitam este pequeno paraíso têm parentesco com as famílias que construíram as primeiras palhoças no local.

O casal pioneiro foi seu Joaquim Caboclo e dona Filismina. Logo após sua chegada seu Zé Cariri, irmão de Joaquim, e sua esposa dona Chica Benvinda também foram morar no local. E então outras famílias começaram a construir suas casas de taipa e palhoças na praia. No início as terras não tinham donos, mas depois de um tempo imobiliárias tentaram tomar as terras, não apenas judicialmente como também fisicamente. Durante 30 anos as pessoas que habitam o Canto verde lutaram pela sobrevivência da comunidade, e em 05/06/2009 o presidente Luis Inácio da Silva assinou um decreto criando a Reserva Extrativista na Prainha do Canto Verde (Resex).

O que prevalece nesse pequeno paraíso é o turismo comunitário, uma forma de preservar o patrimônio natural, cultural e a forma de vida da comunidade. Assim, os turistas que conhecem esta região têm uma conexão cultural com a comunidade, que é muito receptiva.

Outro turismo que existe na região é o de eventos, em que as pessoas visitam para acompanhar reuniões, conferências, pesquisas e grupos universitários.

Não vá se perder por aí

A entrada para a prainha do canto verde não é a mesma entrada para a sede de Beberibe. Fica aproximadamente 110 KM de Fortaleza e 35 KM de Aracati. A estrada é bem sinalizada, quando estiver chegando terá uma placa escrita Canto Verde na CE 040 que guiará você até a prainha.
De ônibus você virá com a empresa São Benedito, linha Aracati/ Fortaleza. A duração da viagem é em média 2 horas, custando aproximadamente R$ 15,00. Você precisa descer no ponto da Lagoa da Poeira (entrada da Prainha do Canto Verde). É possível agendar com o Conselho de Turismo da Prainha do Canto Verde (CTC) o serviço de traslado da Lagoa da Poeira até a comunidade. Outra opção é pegar um moto taxi até a comunidade no Restaurante Pantanal.

Acomodações

Pousada Refugio da Paz: A pequena pousada da Dona Mirtes Mirtes possui 4 suítes e apartamentos com cozinha com cama de casal, cama de solteiro e espaço para armar redes. Todos os quartos possuem ventilador e frigobar. Fone: (85) 9 9693 0604 / 9 9655  1073 (Mirtes) pousadarefugiodapaz@gmail.com

Pousada Sol e Mar: A pousada de João e Aila possui 11 suítes com cama de casal, cama de solteiro e espaço para armar rede. Todos os quartos possuem ventilador e frigobar. Além disso, a pousada dispõe de restaurante e loja de artesanato local. Os quartos ficam no andar de cima com vista do mar e da comunidade. Fone: (85) 9 9621 1668 (Aila e João) pousada.solemar@yahoo.com.br

Chalé do Coqueiral: 2 quartos na casa de Francinete e Tontonho com café de manhã. Localizado num coqueiral com vista para o mar. Fone: (85) 9 9901 2331 (Francinete) anavitoriasant22@outlook.com

Chalé Maresia ou Casa Redonda: Chalé localizado na areia da praia e de frente para o mar. Possui 1 suíte com cama de casal, uma cama de solteiro, uma bicama e espaço para armar rede, cozinha, sala, lavanderia, deck com churrasqueira, mesa, chuveiro e espaço para estacionamento. A casa tem ventilador e a cozinha equipada com geladeira, fogão, cafeteira, liquidificador e utensílios diversos. O Chalé recebe 6 pessoas com conforto.

Casas de moradores: Alguns moradores oferecem suas casas para os visitantes do turismo comunitário em épocas de alta temporada como Réveillon e Carnaval.

Se precisa de mais informações, entre em contato com a central do site http://prainhadocantoverde.org/ , através do email contato@prainhadocantoverde.org .

Atrações

Passeio de carro até Morro Branco, (4 pessoas): O trajeto passa por Beberibe para visita do mercado ou compras.
Tempo de duração: depende da vontade dos clientes

Passeio de buggy nas dunas para a lagoa do Córrego do Sal (máximo de 4 pessoas por buggy)
Tempo de duração: 1h30min
Horários de saída: Manhã: 8h / Tarde: 15h

Passeio de buggy até Morro Branco (máximo de 4 pessoas por buggy): O trajeto passa pelas praias de Airós, Barra da Sucatinga, Praia do Diogo, Uruaú, Lagoa do Uruaú e Praia das Fontes, chegando na praia de Morro Branco. O passeio inclui caminhada pelos labirintos de falésia.
Tempo de duração: 3h. A maré pode afetar o trajeto.

Passeio de buggy até Ariós, Lagoa de Dentro e Praça do Pau Torto (máximo de 4 pessoas por buggy): Trajeto pelo limite da reserva, passando pelas dunas e conhecendo a Lagoa do Jardim.
Tempo de duração: 2h

Passeio de buggy até Canoa Quebrada (máximo de 4 pessoas por buggy): Saindo da Prainha, o trajeto passa pela Praia do Paraíso, Praia de Parajuru e, atravessando de balsa, Praia Pontal do Maceió, chegando a Canoa Quebrada.

Roteiro ecológico da Rede TUCUM com carro particular ou van:Prainha do  Canto Verde até Icapui com visita à Estação Ecológica e Projeto Algas e Alma na Requenguela, visita da passarela do mangue, almoço em Ponta Grossa ou Pousada Tremembé e retorno para Prainha do Canto Verde.
Tempo de duração: 10 horas ou 2 dias com hospedagem em Ponta Grossa ou Pousada Tremembé, Icapui.

Trilha da Lagoa do Córrego do Sal (para pequenos grupos de até 5 pessoas): Saindo da Prainha do Canto Verde, a trilha passa pelos coqueirais, dunas, vegetação de murici e hortas familiares, chegando até lagoa para tomar banho de água doce. Acompanhado por condutores de trilha da comunidade.
Tempo de duração: 2h
Horários de saída: Manhã: 7h / Tarde: 15h30

Eventos

A comunidade possui infraestrutura para atender eventos, conferências, encontros, seminários, reuniões de planejamento, avaliações e cursos, assim como casamentos e festas familiares. O Centro Comunitário dispõe de auditório com área de 500m², suportando até 60 pessoas sentadas. A escola, por sua vez, possui Telecentro com capacidade para 40 pessoas e funcionamento aos sábados, domingos, feriados e férias escolares. Além disso, a comunidade possui equipamentos disponíveis, como impressora, data show e computadores assim como serviço de assistentes de evento que cuidam de todos os detalhes. (solicitar proposta de orçamento através de contato@prainhadocantoverde.org )

[custom_gallery_images images=”943,947,944,945,946,948″]